Actividades do serviço educativo

O Serviço Educativo do Museu de Francisco Tavares Proença Júnior tem como objectivo principal sensibilizar os públicos relativamente ao património, estimular o contacto com as colecções patrimoniais, possibilitar uma aprendizagem multisensorial e desenvolver nos participantes um espírito crítico.
Constituindo uma verdadeira porta aberta do Museu para a Comunidade desenvolve iniciativas destinadas principalmente ao público escolar embora tenha como alvo todos os tipos de público. Nesse sentido promove visitas para idosos, para públicos com necessidades educativas especiais, recebe visitas em família com as quais desenvolve actividades específicas e organiza a comemoração de dias nacionais e internacionais, em particular o Dia Internacional dos Museus e Dia Mundial da Criança. Uma vertente de trabalho muito importante do Serviço Educativo relaciona-se com a colaboração prestada a instituições e organizações de solidariedade social e a orientação de estágios curriculares na área da dinamização cultural.

O Serviço Educativo do Museu prepara ateliers para funcionarem ao longo de cada ano lectivo, dedicados a temáticas diversas, mas cujo objectivo principal é a exploração pedagógica da exposição de longa duração e das exposições temporárias. Estes ateliers destinam-se as escolares e estão sujeitos a marcação prévia.

São igualmente preparados ateliers de curta duração para as férias de Verão, de Natal e da Páscoa que se destinam a crianças e jovens de âmbito não escolar e sujeitos a inscrição prévia. No final de cada atelier é feita uma exposição dos trabalhos realizados.

Histórico
Entre as actividades recentes mais emblemáticas destacam-se:
* Colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco na elaboração de trabalhos referentes ao Carnaval 2011 e decoração da sala de convívio desta instituição com os mesmos. Esta actividade foi acompanhada de ateliers para os residentes da referida Casa;


* Em Novembro de 2010 organizou a Corrida do Centenário do Museu, onde participaram diversas escolas da cidade, atletas a título individual assim como veteranos da Santa Casa da Misericórdia;


* No dia 1 de Dezembro de 2010 organizou a Maratona da Música, actividade que contou a colaboração de diversos grupos e escolas, dos quais se destacam o Conservatório Regional, as escolas Cidade de Castelo Branco e João Roíz e o grupo de estudantes dos PALOP a residirem em Castelo Branco, que encerraram o dia com músicas, cantares e danças africanas.

Actividades em curso
Das actividades em curso em 201 destacamos as “Tardes Musicais” aos Domingos às 16H00, com a colaboração de professores e alunos do Conservatório Regional de Castelo Branco.